quarta-feira, 11 de março de 2015

Escápula

Escápula




Éscapula

No plano coronal ou frontal, tem formato triangular, e possui três ângulos(ângulo inferior, ângulo lateral e ângulo superior), duas faces (anterior e posterior) e três bordos (superior, interno e externo).
Gray204.png
Na sua face posterior, encontra-se a espinha da omoplata, que pode ser facilmente apalpada, e que termina numa apófise volumosa,o acrômio, em cujo bordo interno apresenta uma faceta articular para a clavícula. Possui também um processo coracoide, que tem o formato de um dedo flectido, e localiza-se inferior ao acrômio, e que serve para inserção muscular; o processo coracoide pode ser apalpado no trígono clavipeitoral.
O ângulo externo da omoplata apresenta a cavidade glenoideia, localizada póstero-lateralmente, que se articula com a cabeça doúmero. Há também uma incisura escapular e três fossas: subescapular (localiza-se em posição inferior nos quadrúpedes), infraespinhal e supraespinhal.
Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:

Espinha da escápula[editar | editar código-fonte]

A espinha escapular em sua face dorsal termina no achatado acrômio. Acima da espinha fica a fossa supraespinhal, e abaixo, a fossa infraespinhal. O processo coracoide da escápula assemelha-se, na forma, a um dedo curvado; projeta-se para a frente, por baixo da clavícula e na direção da cabeça do úmero.
A superfície articular do acrômio recebe a clavícula, e a do ângulo lateral (a glenoide), recebe a cabeça do úmero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário