A fíbula, perónio é um osso longo do corpo humano, possui predominância na largura e na espessura. É dividida morfologicamente em cabeça, corpo e maléolo lateral.
Descrição
Anteriormente nomeada de perônio, situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para descarga de peso. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus. Articula-se com a tíbia proximalmente e distalmente e o tálus distalmente. Unindo-se a tíbia por uma membrana fibrosa chamada de membrana interóssea, ligando e dando suporte para alguns músculos. A fíbula aloja posteriormente e superiormente a origem do músculo sóleo - juntamente com a tíbia- face medial do músculo tibial posterior, e individualmente na sua face anterior, abriga o músculo extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e músculo fibular. Em sua porção ântero-lateral, aloja os músculos fibular longo e fibular curto, e em sua face posterior é encontrado o músculo flexor longo do hálux. Na cabeça da fíbula, é encontrada a inserção de um ligamento do joelho chamado ligamento colateral fibular e inserção do tendão do músculo bíceps femoral. Apesar de estar ligada a articulação do joelho, não participa dos movimentos do mesmo. Em suas extremidades a fíbula articula-se com a tíbia, esse tipo de articulação possui micro movimentos e é denominada sindesmose, são elas: articulação tíbiofibular proximal e tíbiofibular distal. Sindesmose é uma articulação fibrosa ligada por fibras de colágeno que dão total estabilidade nessa região não permitindo movimento. O único movimento que acontece nessas articulações é um movimento de separação e elevação.
Principais acidentes ósseos
- Epífise proximal
- Cabeça da fíbula - forma irregular
Face Articular para a Tíbia - face plana que articula-se com o côndilo lateral da tíbia
- Epífise distal
- Maléolo Lateral
- Face Articular para o Tálus
- Corpo (diáfise) ==
- Borda anterior - espessa e áspera
- Borda interóssea - crista interóssea
- Borda posterior - inicia no ápice e termina na borda posterior do maléolo lateral
- Face medial - estreita e plana. Constitui o intervalo entre as bordas anterior e interóssea
- Face lateral - é convexa e localiza-se entre as bordas anterior e posterior
- Face posterior - entre as bordas po
Tíbia
A tíbia, mais conhecido como osso da canela, na anatomia humana, são ossos longos localizados entre os pés e os joelhos. Sua cabeça articula com o fêmur através de ligamentos em menisco, lateralmente com a fíbula e na extremidade inferior com os tarsos(ossos do pé).1
Nos vertebrados tetrápodes, é considerada "perna" apenas a parte das extremidades inferiores que fica abaixo do joelho. A tíbia está localizada na parte anterior da perna, formando o que é chamado popularmente de "canela".
No homem adulto, com uma média de 43cm, é o segundo maior osso do esqueleto, sendo o maior o fêmur com uma média de 50cm.2 A extremidade superior articula-se com a patela e o fêmur, formando o joelho; lateralmente, nas duas extremidades, articula-se com afíbula e inferiormente com o tálus. Sua forma é prismóide, com um prolongamento em cima, onde entra no conjunto do joelho, no terço inferior. Nos homens, sua direção é vertical e paralela com o osso do lado oposto; já nas mulheres ele tem uma direção ligeiramente oblíqua para baixo e para o lado, para compensar a maior obliquidade do fêmur.
A tíbia tem um corpo e duas extremidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário